Portal para a queda

Portal para a queda Portal para a quedaCrédito: Gary Clark

Uma nota para nossos leitores: 'Gateway to Fall' é da edição de outubro de 2002 da Southern Living. Como preços, datas e outras especificações estão sujeitos a alterações, verifique todas as informações para ter certeza de que ainda estão atualizadas antes de fazer seus planos de viagem.

eu teve um dilema. Eu amo as montanhas, mas tenho medo de altura. Embora eu goste das cores do outono, odeio multidões. Quando reclamei sobre esse problema para uma colega de trabalho muito viajada, ela deu uma sugestão. 'Vá para Cumberland Gap, no sudeste do Kentucky', disse ela. 'Não há multidões, as folhas são lindas e você vai superar o problema de altura quando vir Hensley Settlement.'

Bem, eu não sabia o que era esse Hensley, mas o resto parecia perfeito. Então, comecei a encontrar Cumberland Gap.

Rangers on High
A cerca de três horas de carro ao sul de Lexington, Kentucky, o Cumberland Gap National Historical Park me recebeu com tráfego mínimo e folhagem brilhante. Fui pela primeira vez ao Centro de Visitantes, onde aprendi um pouco da história da região com um filme incrível, Daniel Boone e o Movimento Westward . Ele relatou como a barreira das montanhas Cumberland impediu a expansão no século XVIII. Primeiro os animais, depois os índios americanos e exploradores como o Dr. Thomas Walker (médico e agrimensor) descobriram uma passagem - ou lacuna - nas montanhas. Depois de passar por essa lacuna, os pioneiros e outros viajantes ficaram livres para se mudar para as terras ocidentais sem impedimentos.

O próprio parque cobre um pouco mais de 20.000 acres em Kentucky, Virginia e Tennessee. Os úteis guardas-florestais me disseram que ele pode ser visto de muitos ângulos - tanto do subsolo quanto do alto.

Eu ansiava por navegar entre os belos artesanatos à venda no Centro de Visitantes - parte do Southern Highland Craft Guild - mas o cenário estava me chamando. Descobri que os guardas-florestais conduzem caminhadas para diferentes pontos do parque. Há também 55 milhas de trilhas para caminhadas, que variam de passeios fáceis a caminhadas noturnas mais extenuantes.

Um dos destinos favoritos é o Pinnacle Overlook. Pulei a bordo de uma van do parque e comecei a subida que nos levaria a 2.440 pés acima do nível do mar. (Você também pode dirigir seu próprio carro.) Na subida, o guarda florestal Matthew Graham parou para nos mostrar a nova Wilderness Road Trail, que foi restaurada no ano passado. 'Até 1996, isso fazia parte da 25E dos EUA', explicou Matthew. 'Era uma rodovia de três pistas indo para o sul - íngreme, curva e perigosa. Eles fecharam a estrada, e o tráfego agora passa pelo túnel Cumberland Gap, que percorre a montanha por quase um quilômetro. Aquela estrada antes perigosa agora voltou ao seu estado de trilha histórica. ' Matthew também explicou que um agrimensor usou um mapa dos anos 1830 para remodelar a trilha como era nos dias de Daniel Boone.

Chegamos ao Pinnacle e caminhamos 200 metros até um mirante deslumbrante. 'Você pode ver três estados daqui', disse Matthew. 'Abaixo de nós está a cidade de Cumberland Gap, Tennessee. A oeste fica Middlesboro, Kentucky. E você está na Virgínia. Ele continuou, dizendo que 300.000 pessoas passaram por Gap a pé e a cavalo entre 1775 e 1810.

'Eles procuraram White Rocks', continuou Matthew, 'que é uma rocha de 3.500 pés de altura e um marco para os pioneiros. Quando viram as rochas, os viajantes sabiam que estavam a apenas um dia de viagem de Gap. '

Lembrei-me da menção do meu colega de trabalho ao Acordo de Hensley e perguntei ao guarda sobre uma excursão até lá. 'Fica no topo da Montanha Brush', disse ele, 'e você precisará fazer reservas no Centro de Visitantes.' E foi o que fiz, ainda nervoso com a altitude.

Mas eu ainda tinha alguns quilômetros pela frente. Quatorze milhas ao norte havia outro local de tirar o fôlego para desfrutar de montanhas envoltas em folhas em tons de joias - o Pine Mountain State Resort Park.

Beleza temperada
É o parque estadual mais antigo do Kentucky, desenvolvido em 1926, e é um dos mais gloriosos do outono. Fiquei hospedado na pousada, onde a sala de jantar ofereceu uma refeição maravilhosa e uma vista panorâmica de árvores em chamas com cores.

Dean M. Henson, naturalista do parque, deu-me informações sobre a mais popular das aproximadamente 11 milhas de trilhas para caminhadas. “A trilha Laurel Cove é a mais longa”, disse ele. 'Tem cerca de 2 milhas de comprimento e vai da base da montanha a cerca de 1.100 pés e cristas a 2.180 pés.' Algumas trilhas, como a Trilha do Jardim das Cichas, têm árvores com 300 a 400 anos e estavam aqui bem antes de Daniel Boone.

Ele também insistiu que eu fosse para Chained Rock, onde uma enorme pedra em um penhasco acima da cidade de Pineville parece estar presa no lugar por uma enorme corrente. Pais da cidade e mulas realmente puxaram os elos montanha acima em 1933. Bordo vermelho, madeira azeda, sassafrás, goma-doce, nogueira e bordos de açúcar pontilhavam as encostas da montanha com rajadas de cores deslumbrantes. Dormi bem, embora meus sonhos fossem preenchidos com um lugar nas nuvens chamado Hensley Settlement.

Subindo
A excursão levaria cerca de 3 horas e meia, disseram os gentis guardas-florestais na manhã seguinte. Demoraria uma hora para chegar a Hensley, uma hora a uma hora e meia para uma visita guiada à área, depois outra hora para descer. Wilderness Road Tours leva os visitantes para cima - a única maneira de acessar o povoado remoto, a menos que você seja um urso ou um caminhante masoquista. Na viagem lenta e sinuosa, fiquei aliviado que as árvores ao longo da borda me impediram de ver a que altura estávamos. Além disso, uma névoa misteriosa adicionou uma sensação de beleza etérea. Realmente parecia que eu estava subindo nas nuvens.

“Está 5 a 10 graus mais frio aqui em cima”, disse nosso guia, o guarda florestal Tommie Sue Watkins. De fato, neste dia frio de outubro, eu parecia o homem da Michelin, usando três camisas, duas jaquetas e meias duplas. A névoa girou.

- Imagine - Tommie Sue continuou. 'O primeiro casal que se mudou para cá, Sherman e Nicey Ann Hensley, tinha apenas 21 e 17 anos quando vieram para cá em 1903. Eles e várias outras famílias sobreviveram fazendo sorgo, sabão de soda cáustica, cultivando safras e fermentando luar.'

Eles precisaram alguma coisa para mantê-los aquecidos neste remoto topo de montanha. Mas a beleza resplandecente aqui era impressionante. Os edifícios, preservados e mantidos pelo Serviço Nacional de Parques, resistiram a um século de nevascas e tempestades. Sherman Hensley não foi apenas o primeiro habitante, mas também o último, e ele finalmente deixou a montanha em 1951. Ao mesmo tempo, 125 pessoas viviam, trabalhavam e até iam à escola aqui. Mas a Segunda Guerra Mundial e a atração de empregos com melhor remuneração na montanha acabaram com a comunidade.

Tommie Sue nos levou à escola de uma sala e nos convidou a escrever no quadro-negro. 'Cheguei ao país de Deus', escrevi. No caminho de volta para a van, ainda em meio a uma névoa rodopiante, avistei dois cervos parados como estátuas e um peru selvagem passeando. Durante a viagem pela longa estrada para o Centro de Visitantes, vimos uma raridade - um urso preto bebê agarrado a uma árvore. Antes que pudéssemos pegar nossas câmeras, ele havia descido e deslizado para longe nas folhas.

É outro mundo naquele topo da montanha, de outra época - mais de Daniel Boone do que meu. As cores da estação nunca pareceram mais brilhantes do que naquela névoa sobrenatural. E meu colega de trabalho estava certo. Até esqueci meu medo de altura naquele dia especial.

Estabelecido de volta ao Pine Mountain State Resort Park naquela noite, fiquei maravilhado com esta porta de entrada para o oeste, onde Boone e outros colonos uma vez caminharam. E fiquei grato porque os viajantes atuais podem se deleitar nas glórias do outono dos Apalaches, assim como aqueles pioneiros faziam há muito tempo.

Quando você vai
Parque Histórico Nacional Cumberland Gap: U.S. 25E, P.O. Box 1848, Middlesboro, KY 40965-1848; (606) 248-2817, ramal 1075, ou www.nps.gov/cuga . Horário do Centro de Visitantes: 8h00 - 17h00 Passeios por Wilderness Road para o assentamento de Hensley: (606) 248-2817, ramal 1075. Custo: $ 12 adultos, $ 6 com idade igual ou inferior a 12 anos. A primeira excursão sai do Centro de Visitantes às 9h30. A última excursão do dia sai às 13h. As excursões por Hensley estão disponíveis apenas até 31 de outubro. Parque Pine Mountain State Resort: 1050 State Park Road, Pineville, KY 40977; (606) 337-3066 ou www.pinemountainpark.com . Tarifas do quarto: $ 43 fora da temporada a $ 75 na temporada. Para obter mais informações sobre acomodações e restaurantes na área de Cumberland Gap, entre em contato Comissão de Turismo do Condado de Bell , 2215 Cumberland Avenue, Middlesboro, KY 40965; (606) 248-2482, 1-800-988-1075, ou www.mountaingateway.com .