My Life as a Dancer: 1980's South America



My Life as a Dancer: 1980's South AmericaPostado por Tamalyn Dallal em 31/08/2020 paraEducação de dançarino

Em 1980, conheci uma cantora que cantava em navios de cruzeiro e em hotéis em Miami Beach. Ela sugeriu que eu poderia viajar pelo mundo como dançarina. Ela então me incorporou em seus shows de hotel.




Logo, um novo fenômeno chamado “Bellygrams” se tornou popular. Uma mulher aparecia em festas para cantar uma canção de aniversário. Então ela traria meu aparelho de som e pressionaria o play. Tive sete minutos para fazer uma entrada com címbalos de dedo e véu, um ato de equilíbrio de espada, participação do público e um solo de bateria.






Em 1983, recebi meu primeiro show internacional em Bogotá, Colômbia. Dancei em um show com uma banda árabe ao vivo em um restaurante libanês. Em toda a América Latina, existe uma comunidade árabe considerável. Na Colômbia, eles eram principalmente libaneses e palestinos. Outros países também são sírios. A imigração árabe para a América do Sul começou durante o Império Otomano. O povo levantino vendia tecidos e produtos secos de porta em porta. Eles foram bem-sucedidos nos negócios e tornaram-se bastante ricos. Fiquei um mês na Colômbia, apaixonei-me pelo país e jurei voltar.




Seis meses depois, fui chamado de volta, para trazer meu próprio show. No momento em que me preparava para a viagem, descobri que meu prédio em Miami seria demolido e que eu teria de me mudar. Vendi meu carro e coloquei tudo no depósito. Fiquei dois anos na América do Sul, dançando na Colômbia, Venezuela, Bolívia, Chile, Argentina e Brasil.




A maioria dos lugares tinha poucos, ou nenhum, dançarinos orientais, mas todos tinham uma comunidade árabe. Aprendi que, em qualquer país, poderia ir até a área onde se vendiam têxteis e conheceria descendentes de árabes. Se eles tivessem algum casamento ou festa de família chegando, eu poderia me apresentar. Isso me proporcionou uma renda para continuar viajando e muitas vezes fiquei na casa das famílias que me contrataram. Fui abraçado pela comunidade levantina. Muitas vezes eles tinham seus próprios centros culturais e organizavam um jantar para eu me apresentar.


Embora o equilíbrio da espada fosse um americanismo na dança, minha dança da espada foi apreciada e solicitada. Viajei por todo o Brasil por terra por 3 meses, explorando novos lugares e aprendendo a falar português. Aí fiquei 3 meses em São Paulo. Havia alguns dançarinos e músicos ao vivo. Conheci o cantor sírio Tony Mouzayek em São Paulo. Ele me levou a shows com ele e me apresentou ao dono de um restaurante onde ele cantava nos fins de semana.


Comecei a dançar lá e a ensinar as dançarinas residentes, Samira, Rita e Daisy. Samira sugeriu que fizéssemos um vídeo instrutivo meu ensinando os movimentos básicos em português. Ela disse: “Será como um vídeo de treino de Jane Fonda”. Esse vídeo circulou pelo Brasil nos dez anos seguintes. O Brasil agora é um ponto quente para a dança oriental. Samira e seus filhos adultos começaram uma escola e um grande festival em São Paulo chamado “Mercado Persa”. Quando participei em 2009, havia 6.000 participantes. Foi o maior festival de dança oriental do mundo.


Logo depois que eu saí, uma casa de chá egípcia foi aberta, onde Lulu Sabongi se tornou uma dançarina conhecida e a dançarina, Saroya, que agora é uma estrela no Cairo, começou. Em 2001, uma série de sucesso na televisão chamada “El Clon” foi feita no Brasil e varreu a América Latina, tornando-se o motivo pelo qual toda uma geração de dançarinos se apaixonou pela dança oriental. Tony Mouzayek, Samira e outras pessoas que eu conhecia daqueles meses no Brasil estavam no show.

Meu visto de 6 meses acabou. Eu mal tinha dinheiro sobrando, porque a economia do Brasil estava instável e a moeda desvalorizada. Ouvi dizer que em Buenos Aires havia clubes árabes com músicos, dançarinos e shows seis noites por semana. Peguei um ônibus para a Argentina. Em 1985, quando cheguei a Buenos Aires, a economia paralisou. O peso não valia nada. Os bancos fecharam e não houve como trocar dólares. Tive de ficar num hotel e prometer pagar aos proprietários quando a situação se estabilizasse. Tive que fazer o mesmo em um restaurante local para poder comer. As pessoas me contaram sobre um restaurante famoso chamado “Shark”. A dançarina residente chamada Fairuz era um nome conhecido. Havia uma banda completa, liderada por Mario Kirlis e dois cantores: um sírio chamado Youssef Hamed e um armênio chamado Arturo Kouyoumdzian. Foi maravilhoso. Trabalhei lá seis noites por semana, até às 5 da manhã, durante vários meses.

Arturo tinha uma voz potente, como Charles Aznavour. Ele era de herança armênia da Argentina, mas era mais famoso na Armênia. Tornamo-nos bons amigos. Eu o segui para outro clube chamado Erevan. Este pequeno clube pertencia a um líder Rom chamado Roberto Papadoupolis. Arturo cantava com sua banda, eu dançava e muitas famílias Romani passavam as noites curtindo a vida noturna. Em Buenos Aires, o bairro chamado “Villa Crespo” era onde moravam árabes levantinos, armênios, judeus e ciganos e tinham restaurantes, clubes e outros negócios.

Aluguei um quarto na casa de uma ex-rainha da beleza “Miss Paraguai” e podia andar de clube em clube, curtindo a vibrante vida cultural. Havia três dançarinos principais em Buenos Aires Fairuz, Souhair Nemisis e um dançarino de 22 anos chamado Amir Thaleb. Fairuz mais tarde se tornou conhecido como o presidente da dançarina favorita da Argentina. Ela comprou o glamouroso restaurante Shark, que agora se chama “Fairuz”. Suhair Nemesis mudou-se para o Egito. Amir Thaleb foi o primeiro a abrir aulas na Argentina, em um estúdio de caratê. Até hoje, ele continua sendo uma grande influência na dança oriental na Argentina, bem como a razão pela qual existem muitos dançarinos talentosos lá. Um de seus alunos, Saida agora é mundialmente famoso.

Agora, existem centenas de estúdios de dança oriental em toda a Argentina. O cenário é um dos mais ativos do mundo. Curiosamente, Badia Masabni, a mulher síria, muitas vezes referida como “a mãe da dança oriental moderna”, viveu na Argentina durante sua infância no início do século XX.

Muita coisa mudou na América do Sul desde que saí em 1986. A dança oriental é popular em quase todos os países, em grande parte devido aos dançarinos da Argentina e do Brasil que viajam para ensinar sua arte. Voltei várias vezes à Colômbia, Argentina, Brasil, Chile, Peru e Equador para ministrar workshops. Durante a quarentena, fui entrevistado para conferências e programas de dança na Argentina. Várias gerações depois, há curiosidade sobre como eram as coisas nos primeiros dias da dança oriental na América do Sul. Sinto-me feliz por ter testemunhado o desenvolvimento e as mudanças.


Sobre Tamalyn:


A vasta experiência de Tamalyn Dallal no mundo da dança inclui apresentações e aulas em 43 países, tendo sido uma das 'estrelas da dança' original, tendo operado uma organização artística sem fins lucrativos chamada 'The Mid Eastern Dance Exchange' por 16 anos em Miami Beach. Essa organização era um centro com muitos instrutores, artistas convidados, muitas vezes do Norte da África e do Oriente Médio, por meio dos quais a Sra. Dallal produzia produções teatrais e o festival de rua 'Orientalia'.


Ela escreveu quatro livros: 'They Told Me I Couldn't' sobre dançar pela Colômbia, 'Bellydancing For Fitness' (instrutivo), '40 Days and 1001 Nights ', uma narrativa de viagem em que viveu em cinco países muçulmanos durante 40 dias cada, e seu novo livro infantil 'The Bellydancing Kitties of Constantinople', ilustrado pela dançarina japonesa Ayako Date. Ela fez três documentários sobre dança e, mais recentemente, apareceu no novo DVD de Amaya, 'The Icons of American Dance'. Tamalyn atualmente mora em New Orleans, Louisiana. Visite Tamalyn online em www.tamalyndallal.com